Para Descontrair...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

1. Situação Energética Mundial e Degradação de Energia

A humanidade necessita de fontes de energia. As fontes de energia que esta mais utiliza são os combustíveis fósseis (95%), como o carvão, petróleo e gás natural, contaminando o meio ambiente, devido à queima destes combustíveis.

O mundo tem escassez energética, uma vez que a partir da Revolução Industrial, se provocou um aumento abrupto de consumo de energia, pondo-se em risco a existência de recursos energéticos.

1.1 - Fontes de Energia

 O Universo é um reservatório de energia, repleto de fontes de energia e receptores de energia, por exemplo, o sol é a nossa fonte de energia e o nosso planeta é um receptor dessa energia.


A energia eléctrica produz-se em centrais nucleares, termoeléctricas e hidroeléctricas.


* Nas centrais termoeléctricas utilizam-se combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural) para a produção de energia eléctrica.

Carvão: de todos o recurso mais abundante e mais poluente, uma vez que liberta dióxido de carbono, óxidos de enxofre, poluentes radioactivos e cinzas para a atmosfera.


Petróleo: mistura de hidrocarbonetos; grande responsável pela poluição atmosférica.

Gás natural: constituído por metano; o menos poluente; produz menos dióxido de carbono, óxidos de enxofre e cinzas.


* Nas centrais hidroeléctricas constroem-se barragens. A fonte de energia nestas é a água.

* Nas centrais nucleares, a fonte de energia utilizada é o urânio, o tório e o deutério.


As fontes de energia provenientes de combustíveis fósseis e nucleares designam-se por não renováveis, uma vez que a sua utilização a ritmo crescente pode originar o seu desaparecimento como recurso.

Actualmente, devido ao avanço tecnológico e cientifico, encontraram-se soluções, como a utilização de energias renováveis, das quais são exemplo a energia solar, eólica, das marés, biomassa, biogás, geotérmica, das ondas, …

Contudo, tudo tem aspectos negativos e positivos. É de se salientar que as energias renováveis consideram-se renováveis, provocam baixos impactos ambientais, contribuem para o emprego local e reduzem a importação de energia. Em contrapartida destas vantagens, temos as desvantagens: Têm rendimentos energéticos baixos porque a sua produção é variável e é difícil armazenar excedentes.

Prevê-se que no futuro haja um decréscimo na utilização de combustíveis fósseis e um aumento da utilização de energia renováveis e da energia nuclear.




Sem comentários: